Rio, 18 (AE) - O governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho (PDT), quer que o relator da CPI do Narcotráfico, deputado Moroni Torgan (PSDB-CE), peça desculpas públicas ao Rio de Janeiro por sua afirmação de que a polícia do RJ não está colaborando com a CPI. De acordo com Garotinho, o ofício do relator da CPI pedindo informações só chegou às mãos do Secretário de Segurança Pública, coronel Josias Quintal, no dia 10. "A declaração do deputado foi extremamente infeliz", lamentou.
Na quinta-feira, segundo o governador, o secretário de Segurança foi à Brasília se encontrar com ministro chefe da Casa Militar, general Alberto Cardoso, para discutir um sistema de cooperação entre o Estado e a União. Nas declarações, Moroni Torgan disse achar "muito estranho a polícia do Rio não colaborar". E questionou: "Se não está colaborando com a CPI, está colaborando com quem?Com os narcotraficantes?".
Para o governador, em vez de fazer acusações à polícia, o deputado deveria informar à Secretaria de Segurança nomes de pessoas envolvidas com o narcotráfico para que seja feita uma investigação. "Acusar a instituição é um desserviço", salientou. "Se o deputado souber de algum policial envolvido, que nos informe, e vamos investigar e, se for o caso, vamos lá e prendemos", disse.

mockup