CHICAGO, Illinois, 22 (AE-AP) - O governador do Texas, George W. Bush, e o vice-presidente americano, Al Gore, conseguiram vitórias tranquilas nas primárias de seus partidos realizadas no estado do Illinois com vista à sucessão de Bill Clinton. Mas alguns resultados surpreenderam os analistas.
Quase um terço dos republicanos aptos a votar na terça-feira rejeitaram Bush. Para analistas, esse fato poderá representar problemas futuros para o governador do Texas.
O diretor do centro de Estudos Legislativos da Universidade de Illinois, Chris Mooney, opinou que alguns eleitores republicanos provavelmente quiseram enviar uma mensagem a Bush e optaram pelo senador John McCain e pelo ex-embaixador na UNESCO Alan Keyes.
Detalhe: tanto McCain como Keyes já desistiram de fazer campanha pela indicação dos republicanos às eleições presidenciais.
Apurados 97 por cento dos votos na primária republicana, Bush tinha 484.706 votos, ou 67 por cento, e McCain, 154.968, ou 22 por cento. Já Keyes contava com 64.321 votos, ou nove por cento.
No Partido Democrata, também faltando apurar três por cento dos votos, Gore aparecia com 84 por cento dos votos (662.809), enquanto o ex-senador Bill Bradley tinha 14 por cento (112.575).

mockup