Golpistas fingem ser da Folha de Londrina para clonar WhatsApp
Criminoso utilizam de uma falsa pesquisa da Covid-19 para enganar vítimas; saiba como evitar e denunciar
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 08 de janeiro de 2021
Criminoso utilizam de uma falsa pesquisa da Covid-19 para enganar vítimas; saiba como evitar e denunciar
Heloisa Corso - Estagiária*
Uma simples ligação de telefone pode ser muito perigosa. Criminosos vêm aplicando uma nova forma de golpe envolvendo o nome da Folha de Londrina na região. A artimanha funciona da seguinte maneira: os golpistas entram em contato com as vítimas em nome do Grupo Folha, afirmando que estão fazendo uma pesquisa sobre a Covid-19. No final do telefonema, pedem um código de seis dígitos que enviaram via SMS para validação da pesquisa. Com estas informações, o criminoso consegue clonar seu WhatsApp.
O Grupo Folha não está fazendo nenhuma pesquisa sobre a Covid-19, tampouco pede seu código de verificação do WhatsApp. Por meio deste esquema, os golpistas conseguem se passar pela vítima e tentar extorquir dinheiro e informações de amigos e familiares.
Como evitar?
Em primeiro lugar, nunca passe suas informações pessoais a ninguém, isto vale para os seus dígitos do código de autentificarão do WhatsApp, bem como RG, CPF, dados da conta bancária e afins.
Uma das maneiras mais seguras para proteger sua conta é a verificação em duas etapas. No site do WhatsApp, eles explicam que “a confirmação em duas etapas é um recurso opcional que adiciona uma camada extra de segurança à sua conta”. O aplicativo irá solicitar o PIN de segurança periodicamente para garantir uma maior proteção.
Como denunciar?
Se você caiu neste golpe ou algum similar, é preciso fazer um boletim de ocorrência ou entrar em contato com a polícia civil pelo 197.
*Sob supervisão de Fernanda Circhia.