GO pede ajuda ao governo para resolver problema de segurança do Entorno do DF
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2000
Por Hugo Marques 
Brasília, 11 (AE) - O governador de Goiás, Marconi Perilo (PSDB), apresentou hoje à Secretaria Nacional dos Direitos Humanos um pedido de R$ 46 milhões para fazer uma "operação emergencial" de segurança na região do Entorno do Distrito Federal. Ela abrange 21 municípios pobres da divisa, a maioria em território goiano. O secretário Nacional dos Direitos Humanos, José Gregori, anunciou , depois de encontro com Perilo, a criação de duas comissões para buscar soluções para os problemas do Entorno.
Palco de ação de grupos de extermínio, pobre e sem infra-estrutura, o Entorno do DF tem quase 1 milhão de habitantes. A região é assunto permanente no governo federal depois que um carroceiro foi torturado até a morte, no final do ano passado, e o líder comunitário João Elízio Lima Pessoa foi assassinado há uma semana. As comissões são formadas por integrantes dos governos de Goiás e DF e da área federal.
Gregori pretende reunir amanhã (12) representantes das secretarias de Segurança Pública dos dois Estados. AS reivindicações apresentadas hoje por Perilo ao governo federal é um retrato da deficiência de equipamentos e contingente no Entorno do DF. O governador pede a construção de centros integrados de operações de segurança em 11 cidades, 450 viaturas
1.644 policiais, munição e equipamentos de todos os tipos. Na estatística do quadro de profissionais do Entorno, quase tudo está zerado.
De acordo com a Secretaria de Segurança não existem auxiliares de autópsia, datiloscopistas, agentes administrativos e nem fotógrafos criminais nos 21 municípios . Há uma carência de 224 agentes de polícia e de 360 pistolas.
Empenho - José Gregori disse que haverá "empenho" do governo federal em liberar recursos para a área de segurança no Entorno. O governador de Goiás disse que seu governo já fez quase tudo o que estava ao seu alcance para solucionar o problema, mas acredita que, levando em conta a dimensão do problema, seja necessário mobilizar a área federal.
Estudo da Secretaria de Segurança de Goiás mostra que a região do Entorno foi afetada pela implantação de Brasília, onde há maior controle sobre o solo. Brasília atraiu populações de todo o Brasil, que chegam em busca de emprego e acabam migrando para o Entorno, onde os aluguéis são mais baratos. Uma das reivindicações da Secretaria de Segurança é de que os policiais que trabalham no Entorno tenham os mesmos salários dos policiais do DF. Hoje os do DF ganham três vezes mais.
Perilo disse que estuda legislação para tornar mais rigorosa a ocupação do solo no Entorno do DF, pois ela ameaça até a qualidade da água do DF. "Algumas casas estão sendo construídas a 500 metros da represa do Descoberto", disse o governador, fazendo referência ao reservatório que abastece Brasília.


