Detroit, EUA, 02 (AE-DOW JONES) - A norte-americana General Motors confirmou, em Detroit, a nomeação de G. Richard Wagoner Jr., de 46 anos, para ser o executivo chefe e presidente da companhia, a partir de 1º de junho. A montadora informou ainda que o atual CEO Jack Smith, de 61 anos, continuará sendo o chairman da GM e manterá seu papel como representante da empresa nas conversas com seus parceiros comerciais, sindicatos e governos em todo o mundo.
Smith, que assumiu a presidência da companhia em 1992, também fará a ligação entre o conselho e o corpo de gerenciamento da GM. Paralelamente, os presidentes das unidades regionais da GM e os coordenadores de projetos globais vão se reportar a Wagoner.
A montadora afirmou que Harry Pearce, de 57 anos, continuará vice-presidente da companhia e responsável pela divisão Hughes Electronics. Wagoner tornou-se diretor da GM em 1998. Anteriormente, Wagoner ocupou a vice-presidência executiva e a presidência das operações da GM na América do Norte. Wagoner ocupou várias posições de gerência na General Motors, inclusive na unidade da companhia no Brasil.