A Guarda Municipal encerrou o período de Natal atendendo 55 denúncias de descumprimento às determinações para frear o contágio da Covid-19 em Londrina. O balanço compreende os chamados recebidos pelo telefone 153 entre os dias 23 a 27 de dezembro. Do total de registros, 11 acabaram em termos de constatação, ou seja, quando a irregularidade é confirmada.

Imagem ilustrativa da imagem GM atende 55 denúncias no Natal e prepara fiscalização para o Ano Novo
| Foto: Bruno Amaral/Defesa Social

"Quatro estabelecimentos comerciais foram interditados. Um deles foi fechado por duas vezes. O proprietário descumpriu a norma em um dia e no outro já estava com as portas abertas", ressaltou o secretário de Defesa Social em exercício, Ângelo Henrique de Matos.

Matos considerou o número de acionamentos como alto. "Se analisarmos a gravidade dessa desobediência, a estatística deveria ser zero", apontou. Segundo ele, os guardas encontraram aglomerações na maioria dos locais denunciados.

"Outros problemas aparecem quando chegamos, como a falta de uma placa indicando a capacidade máxima de público durante a pandemia. Encontramos festas clandestinas feitas entre familiares ou amigos. Em um desses eventos, 90 pessoas foram flagradas bebendo e comendo", informou.

Na véspera e no dia de Natal, a GM não atendeu denúncias de descumprimento às normas do coronavírus, bem diferente do que ocorreu nesse final de semana. "No sábado (26), voltamos com esse problema de bares atendendo fora do horário previsto no decreto municipal. A preocupação aumenta com o Ano Novo. É uma época em que a população geralmente não comemora com a família", observou.