Globo Cabo espera lançar provedor Virtua em duas semanas
São Paulo, 01 (AE-Dow Jones) - A Globo Cabo SA espera lançar seu provedor de serviços de Internet Virtua em duas semanas, disse o executivo-chefe, Moyses Pluciennik. Será o maior projeto da Globo Cabo desde que a empresa, uma unidade do grupo de mídia Globo Comunicações e Participações SA, vendeu uma participação de 11,5% à Microsoft Corp por US$ 126 milhões. As empresas também formaram uma aliança estratégica para a Internet.
Pluciennik disse que a Globo Cabo está aguardando a resolução final da Anatel, que, segundo ele, deve sair na próxima semana. "Assim que tivermos a aprovação, que pode levar ainda mais uma semana, esperamos implementar imediatamente o serviço em Sorocaba em escala total e iniciar a primeira fase das operações em São Paulo, Rio e Belo Horizonte", afirmou.
Em Sorocaba, a Globo Cabo realizou os testes para o serviço cable modem bidirecional, que permite que os clientes da tevê a cabo tenham acesso de alta velocidade à Internet sem prender a linha telefônica. Brasília e outras cidades menores serão adicionadas mais tarde, disse. Pluciennik espera que o Virtua consiga 50 mil assinantes nos primeiros 12 meses.
Segundo o executivo, a regulamentação determina que, para ter seu próprio serviço de provedor de Internet, a Globo Cabo terá de oferecer outros serviços de valor agregado tais como portais e sites de terceiros. Os serviços de terceiros e como as tarifas serão cobradas ainda estão sendo negociados, afirmou Pluciennik. O Virtua levará o cliente ao portal "host" globo.com, embora "o usuário experiente possa ir para onde quiser", acrescentou.





