Giuliani tem rival em seu próprio partido na disputa pelo Senado
PUBLICAÇÃO
domingo, 02 de abril de 2000
Por Alessandra Baldini
Nova York, 03 (AE-ANSA) - O republicano Ric Lazio pretende disputar com o prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, a candidatura de seu partido para o Senado do estado de Nova York.
Lazio concorrerá com Giuliani nas primárias previstas para maio próximo e garantiu que "estou pronto para a disputa", durante uma entrevista à rede ABC.
Mas o atual deputado reconheceu que sua pretensão só se tornará realidade com o apoio dos dirigentes republicanos.
Neste sentido, o porta-voz do partido em Nova York, Dan Allen, adiantou: "Estamos cem por cento com Giuliani".
Os representantes máximos dos republicanos elegerão em 30 de maio em Buffalo quem será o rival de Hillary Clinton, também em campanha ao Senado pelos democratas.
Segundo Lazio, sua candidatura foi impulsionada pelos resultados "catastróficos" das pesquisas de opinião para o prefeito da cidade de Nova York, e sustentou que "devemos admitir que estamos com graves problemas".
"Os índices da primeira-dama aumentam e os do prefeito caem. Estamos a ponto de perder a disputa", opinou Lazio.
A queda de popularidade de Giuliani se deve à política linha dura de sua polícia, que voltou a matar um homem desarmado em março último.
Por seu lado, o prefeito defendeu a ação dos policiais a ponto de divulgar dados secretos dos antecedentes criminais de Patrick Dorismond, o homem assassinado que havia sido detido aos 13 anos por distúrbios de rua.
Giuliani começou sua campanha eleitoral contra Hillary Clinton com uma pequena vantagem, graças à sua fama de eficiente administrador de uma difícil cidade.
Entretanto, os últimos episódios de indiscriminada brutalidade de sua polícia - Dorismond foi o terceiro negro desarmado assassinado em 13 meses - colocaram em dúvida a cruzada do prefeito-xerife.
Giuliani é particularmente odiado nos bairros negros da cidade.