Genoíno diz que governadores do PT faltarão a jantar
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 20 de outubro de 1999
Por Nelson Breve 
Brasília, 21 (AE) - O líder do PT na Câmara, José Genoíno (SP), disse hoje que os governadores do partido não virão a Brasília para a reunião prévia que o presidente Fernando Henrique Cardoso terá hoje, a partir das 18 horas, acompanhada de jantar, com os governadores que não participaram do encontro de sábado (16) com 15 governadores. Segundo Genoíno, com o não-comparecimento, os governadores evitarão um conflito com a bancada petista no Congresso. O líder disse que, se os governadores viessem para a reunião prévia do encontro de amanhã (22) do presidente com todos os governadores, teriam antes que conversar com a bancada. Mas ele relatou os ter convencido de que não é hora para esta conversa. Para Genoíno, o momento adequado será quando a proposta de emenda constitucional (PEC) para criação da contribuição previdenciária de inativos e pensionistas tiver sido remetida pelo governo ao Congresso.
O líder disse que, se houvesse agora uma reunião da bancada petista com os governadores do partido, haveria um risco de rompimento, porque as declarações de ontem (20) de Fernando Henrique, de que a oposição é irresponsável e injusta, foram uma declaração de guerra, e a bancada do PT, "que já é combativa sem ser provocada, agora o será mais ainda".
Genoíno disse não saber se os governadores petistas virão para a reunião convocada para amanhã por Fernando Henrique. Mas ele acha que este movimento do governo para envolver a oposição na questão previdenciária não pode ser observado com ingenuidade.
Segundo Genoíno, o governo não está querendo negociar com as oposições, até porque o texto da PEC que prevê a criação da contribuição previdenciária dos servidores públicos inativos e pensionistas está pronto. Entretanto, se os governadores petistas forem à reunião, que pelo menos adotem posições firmes que não impliquem apenas um aval à PEC.


