O Cometa C/2022 E3 (ZTF) foi descoberto em março de 2022, pelo Observatório Palomar, dos Estados Unidos
O Cometa C/2022 E3 (ZTF) foi descoberto em março de 2022, pelo Observatório Palomar, dos Estados Unidos | Foto: Yasser Al-Zayyat/AFP

O Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) promove nesta sexta-feira (10), às 20 horas, no Aeroporto 14 Bis, na Warta, sessão para observação do Cometa Verde. O corpo celeste está visível em todo o Hemisfério Sul. O grupo vai disponibilizar telescópios e orientação aos interessados.

O coordenador do Gedal, Miguel Fernandes, explica que é a primeira vez que o Cometa Verde se aproxima da Terra em 50 mil anos. Para observá-lo, o ideal é buscar uma área em zona rural, para evitar que a iluminação e poluição das cidades atrapalhem. Também é possível ver o cometa, segundo Fernandes, a olho nu.

"Só será possível ver um ponto claro meio enevoado", explicou. Para encontrá-lo, apontou, é só "procurar ao norte, à meia altura da linha do horizonte, perto de uma estrela vermelha brilhante, que é o planeta Marte. O Cometa Verde tem a aparência de uma estrela esfumaçada nas proximidades". Para melhorar a visão, uma dica é deixar o celular de lado por pelo menos 20 minutos para que os olhos se adaptem à escuridão.

O Cometa C/2022 E3 (ZTF) foi descoberto em março de 2022, pelo Observatório Palomar, dos Estados Unidos. A coloração esverdeada está relacionada aos gases expelidos pelo núcleo do corpo celeste e com a presença de gás carbônico .

Serviço:

Sessão de Observação Astronômica do Cometa Verde

Quando: Sexta-feira (10), às 20 horas

Onde: Aeroporto 14 Bis - Rodovia Carlos João Strass, s/n - KM 11 - Warta

Supervisão:

Fernando Rocha Faro - Editor de Geral

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.