Gays acusam igreja de abafar casos de pedofilia
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 04 de agosto de 2003
Evandro Fadel<br> Agência Estado 
Curitiba - Cerca de 20 integrantes de entidades de homossexuais fizeram, ontem à tarde, um protesto em frente à Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz, em Curitiba, queimando uma cópia do documento da Congregação para a Doutrina da Fé contra o reconhecimento legal da união entre pessoas do mesmo sexo. Segundo os manifestantes, o objetivo da Igreja Católica é abafar os casos de pedofilia entre padres.
O coordenador do Instituto Paraná 28 de Junho (Inpar), Roberto Kaiser, que organizou o ato, disse que não há interesse dos homossexuais em casar na igreja. ''O que queremos é o reconhecimento civil'', pediu. Kaiser também mostrou documento em que declara sua apostasia (deserção da fé).
Alguns integrantes dos movimentos homossexuais discutiram com populares nas escadarias da catedral. ''É uma ofensa à Igreja Católica rasgar o documento'', disse o escriturário José Galiotto. ''Estou com a posição do papa, que preserva o que existe desde o início dos tempos.''


