Em uma apuração tumultuada, as escolas de samba Vai-Vai e Gaviões da Fiel Torcida foram eleitas ontem as campeãs do Grupo Especial do Carnaval paulista de 99. A Nenê de Vila Matilde ficou em segundo lugar, seguida pela X-9 Paulistana, Leandro de Itaquera e Acadêmicos do Tucuruvi. Todas desfilam no sábado.
O empate foi fruto de uma articulação de bastidores feita pela Liga Independente das Escolas de Samba e referendada pelos presidentes das 12 agremiações. Eles assinaram um termo no qual adotam cinco julgadores por quesito, com descarte de notas, e nada falam dos critérios que seriam adotados em caso de empate.
Com a ausência de regras, foi impossível decidir a disputa somando todas as notas atribuídas às escolas. Nesse caso, o título seria da Vai-Vai, que teve 496,5 pontos com o enredo ‘‘Nostradamus , contra 492,5 da Gaviões. Mas pelas normas adotadas pela Liga, neste ano, são descartadas as notas mais alta e mais baixa de cada quesito, o que fez com que cada campeã somasse 299,5 pontos.
Em uma segunda possibilidade, poderia ter sido adotado o desempate por peso dos quesitos, como era até o ano passado, o que favoreceria a Gaviões. Em letra do samba, a escola teve três notas 10 válidas, contra dois 10 e um 9,5 da Vai-Vai. A letra do samba seria o quinto quesito de desempate, já que as duas escolas tiveram as mesmas notas nos quatro itens anteriores - bateria, harmonia, evolução e melodia.
Sem muita explicação, nenhum desses critérios foi adotado. O presidente da Liga, Robson de Oliveira, admitiu, por intermédio de sua assessoria, que o empate só beneficia o espetáculo e disse que chegaram a ser considerados os três primeiros quesitos para decidir a disputa, o que corroborou o empate.
Sob sol forte, cerca de 5.000 pessoas acompanharam durante duas horas a contagem dos votos no Anhembi. A Gaviões foi a escola que mais torcedores levou às arquibancadas - cerca de 3.000, segundo a PM - e dominou o evento com seus gritos de ordem.
A força da Fiel parece ter se refletido na avaliação dos jurados. Nenhum ponto foi tirado da escola no quesito comissão de frente, por exemplo, apesar de um de seus integrantes ter perdido o chapéu no primeiro setor do Sambódromo.
Além da falha não notada, a Gaviões foi favorecida por uma decisão tomada ontem de manhã pelos presidentes das escolas do grupo, que mantiveram um ponto que a escola deveria perder por atraso, aceitando sua alegação de congestionamento na dispersão.