Rio, 09 (AE) - O governador do Rio, Anthony Garotinho (PDT), acusou hoje o presidente nacional do seu partido, Leonel Brizola
de mentir. "Se tiver que escolher entre Deus e Brizola, não há chance de eu ficar com o segundo", bateu Garotinho, referindo-se a afirmações do líder trabalhista de que o governador, que é evangélico, deve optar entre administrar e ser pastor. O governador disse que Brizola está fazendo tudo para forçá-lo a sair do PDT, mas reforçou: não deixará a legenda.
"O ex-governador precisa entender que entre lealdade e submissão existe uma grande diferença", afirmou. O governador disse estranhar as críticas de Brizola à sua visita ao presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, para pedir urgência na votação de um assunto do interesse do Rio de Janeiro
esta semana. "Não fui dar apoio às posições políticas do senador Antonio Carlos; como governador tenho que cuidar das coisas do Estado", afirmou. "Pior foi ele (Brizola) que ficou dando apoio a Collor até o fim da CPI", disse, referindo-se ao ex-presidente Fernando Collor. Na época governador do Rio, Brizola repetia ser contra a investigação.
Segundo Garotinho, Brizola está desinformado a respeito da renegociação da dívida do Estado, por dizer que o uso dos royalties do petróleo foi um mau negócio. "Foi um excelente negócio para o Estado, inclusive para ele, Brizola, porque boa parte das dívidas que paguei foram contraídas no governo dele", afirmou. Garotinho afirmou ainda que entregou a Brizola um relatório com as realizações de seu governo, em uma reunião do partido. "Se tivesse tido o cuidado, pelo menos, de ler, não estaria mentindo e acusando o governo de só fazer marketing", rebateu o governador.