Rio - Em meio à onda de violência no Rio, o ex-governador Anthony Garotinho (PSB), marido da governadora Rosinha Matheus (PSB), assume na próxima segunda-feira o cargo de secretário estadual de Segurança Pública. Garotinho disse que o convite para a pasta foi feito logo que Rosinha foi eleita, em outubro do ano passado, mas só foi aceito agora porque o Estado vive um momento crítico por causa do recrudescimento das ações dos traficantes de drogas. Garotinho entra no lugar do coronel da Polícia Militar Josias Quintal.
Desde que assumiu, Quintal vem enfrentando uma sequência infindável de ataques de criminosos a prédios públicos, assassinatos de policiais e ações orquestradas para intimidar o poder estadual, com queima de ônibus e fechamento do comércio.
Para reverter o processo de recrudescimento da violência, Garotinho disse que vai investir na prevenção, para evitar que jovens entrem para o tráfico de drogas; na modernização das polícias e nos profissionais; e na reorganização das delegacias especializadas.
As áreas que merecerão atenção especial serão os roubos e furtos de automóveis, cargas, além das armas e explosivos e homicídios, disse o novo secretário. O modelo a ser seguido é o da Delegacia Anti-Sequestro (DAS), reconhecido por sua eficiência na resolução desse tipo de crime e na prisão de sequestradores.
Rosinha, que, ao ganhar as eleições, anunciara que o marido poderia escolher qualquer secretaria, disse hoje que colocou à frente da segurança pública o que tem ''de mais importante na vida.'' O atual secretário de Segurança assumirá o mandato de deputado federal pelo PSB. Josias Quintal obteve mais de 118 mil votos nas últimas eleições.