Garotinho confirma ter ouvido de empresário confissão de suborno
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 21 de dezembro de 1999
Por Eliane Azevedo 
Rio, 21 (AE) - O governador do Rio, Anthony Garotinho (PDT), confirmou hoje ter ouvido do dono do grupo Multiplan, José Isaac Peres, que o empresário subornou vereadores do Rio para conseguir a aprovação do projeto de construção de um shopping center na sede do Flamengo, na Gávea, zona sul da capital fluminense. "Já que o empresário disse que não disse o que disse, o assunto está encerrado", afirmou o governador, ao sair de um evento sobre turismo na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
Ontem, Peres enviou uma carta à Câmara do Rio, negando ter dado a declaração, reproduzida por Garotinho a líderes comunitários. O empresário, proprietário de um dos maiores grupos incorporadores de shoppings e edifícios comerciais do País, teria mencionado a oferta de dinheiro feita por ele a vereadores, em 1997, durante um jantar na residência oficial do governador, o Palácio Laranjeiras, em 1.º de dezembro.
Na carta, Peres afirmou ter-se referido à falta de diálogo entre os Poderes Executivo e Legislativo, dando como exemplo a demora na aprovação da construção de apart-hotéis. "Em momento algum, ao fazer minhas críticas, mencionei o shopping do Flamengo, nem fiz qualquer referência desabonadora à Câmara dos Vereadores ou a qualquer dos seus membros", disse o empresário, no texto. Hoje, Peres informou, por intermédio da Assessoria de Imprensa, que não falaria mais sobre o assunto.
A mesma posição foi manifestada pelo presidente da Câmara Municipal, Gerson Bergher (PSDB), que continua aguardando um pronunciamento oficial do governador sobre a questão e também vai esperar pelo parecer da Procuradoria-Geral da Casa a respeito da carta enviada por Peres.


