São Paulo, 30 (AE) - O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembléia decidiu hoje convocar o deputado Hanna Garib (sem partido) para prestar esclarecimentos sobre seu eventual envolvimento na máfia dos fiscais da Prefeitura de São Paulo. Garib deverá ser ouvido na próxima terça-feira, às 14 horas, na sede da Assembléia Legislativa paulista. A medida marca o início formal do processo de cassação do ex-vereador pepebista.
O líder do PT na Casa e "relator informal" do processo preliminar de cassação de Garib no Conselho de Ética, deputado Elói Pietá, fez um relato sobre a documentação solicitada ao Ministério Público e à Polícia Civil a respeito das acusações que pesam contra o ex-vereador do PPB: "Há nos documentos indícios fortes que podem ensejar uma representação contra o deputado Garib", disse Pietá, que é membro do Conselho. "O material que recolhemos é bastante contundente."
Pietá admite, porém, que o caso ainda deverá passar por uma investigação mais aprofundada por parte do Conselho. "Não podemos ficar apenas com o material do MP e da polícia, porque o conteúdo dos documentos não é exclusivamente referente ao deputado Hanna Garib", revelou Pietá.
Apesar de ter solicitado ao MP e à polícia toda a documentação referente às acusações contra Garib, e de ter manifestado a intenção de não ouvir testemunhas na Assembléia, o Conselho de Ética ainda não instalou oficialmente o processo de cassação na comissão.
A instalação protocolar acontece com a apresentação de denúncia ao Conselho, pela Mesa Diretora da Assembléia, por partido político ou pelo próprio Conselho. Por enquanto, o processo de cassação de Garib é chamado de "apuração preliminar".
O líder do PT também falou sobre os fatos que levaram ao pedido de quebra de sigilo bancário e fiscal feito pela Procuradoria-Geral de Justiça e autorizado pelo Tribunal de Justiça. Entre eles, estão as denúncias de recebimento de propina para evitar a apreensão de bancas e mercadorias de camelôs, com testemunhas da entrega do dinheiro.
Na documentação do MP e da Polícia também constam acusações de recebimento e arrecadação de propinas contra assessores, funcionários de confiança e amigos do deputado Hanna Garib.
Pietá disse ainda que nos documentos verifica-se "insistentes informações de várias fontes de que Garib receberia sistematicamente propinas e comandava o chamado esquema da Administração Regional Sé".

mockup