Depois de mais de um ano e meio "órfão", o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Londrina tem um novo delegado. Ricardo Jorge Rocha Pereira Filho saiu da 22ª Subdivisão Policial de Arapongas, onde atuava como adjunto, e assumiu a nova função nesta semana junto com um investigador da Polícia Civil. A informação foi confirmada à FOLHA pelo coordenador estadual do órgão no Paraná, o procurador Leonir Batisti.

Imagem ilustrativa da imagem Gaeco de Londrina tem novo delegado; saiba quem é
| Foto: Arquivo FOLHA

"Nós verificamos que o perfil do Ricardo atende as nossas expectativas. A própria polícia disse, durante o processo de cessão do servidor, que sua substituição em Arapongas seria difícil, o que, na minha opinião, é um bom sinal. Trabalhar no Gaeco é complicado porque temos três instituições envolvidas: civis, militares e membros do Ministério Público. São várias culturas em uma só unidade", explicou.

O último que havia ocupado o posto de delegado do Gaeco foi Alan Flore, que deixou o cargo para assumir a chefia da DCCO (Divisão de Combate à Corrupção) no Paraná, o que ocorreu em janeiro de 2019. Desde então, a entidade estava sem um titular. A reportagem tentou entrevista com Ricardo Jorge, mas ele não atendeu as ligações.

A portaria que oficializou a saída de Jorge da 22ª SDP foi assinada no final da tarde desta quinta-feira (3) pelo delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Silvio Jacob Rockembach. Antes de Arapongas, ele comandou a Delegacia de Bela Vista do Paraíso (45 km de Londrina) e depois passou para a Delegacia de Homicídios de Londrina, onde saiu no final de janeiro do ano passado.