Basiléia, 08 (AE-DOW JONES) - O efeito de contágio pela crise no Brasil é "claramente menor" do que o das crises anteriores, disse hoje (08) o presidente do G-10, Hans Tietmeyer. Ele afirmou ainda que o G-10 espera "que o Brasil reconquiste credibilidade no mercado". "Credibilidade é o nome do jogo nos mercados (financeiros)", acrescentou.
Depois de sair da reunião mensal dos Bancos Centrais do G- 10 no BIS (Banco de Compensações Internacionais), na qual estiveram representantes dos BCs de vários países emergentes, Tietmeyer disse que foram discutidos regimes de câmbio, mas não ofereceu detalhes.
Tietmeyer comentou, no entanto, que é possível para um país fixar sua moeda se estiver apto a "seguir a linha de outros países". Tiemeyer afirmou que "há sistemas de currency board confiáveis". O encontro desta segunda-feira incluiu pela primeira vez representantes dos BCs de vários países emergentes, como México, Arábia Saudita, Hong Kong, Rússia e Índia.
Está prevista a participação dos representantes dos BCs de países emergentes nas discussões futuras do G-10. De acordo com Tietmeyer, o G-10 quer obter a impressão dos países emergentes sobre os acontecimentos econômicos. Há ainda muitos riscos para a economia global, "mas já vemos alguma melhora na região da ásia", disse Tietmeyer. Os Bancos Centrais esperam por uma reversão na economia japonesa nos próximos meses e "não apenas isto, mas que o crescimento continue", completou.

mockup