Fundos de investimentos terão modificações significativas
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 24 de junho de 1999
Por Rodney Vergili 
São Paulo, 25 (AE)- Os fundos de investimentos terão mais 30 dias para realizar mudanças administrativas, adaptando-se às novas normas editadas pelo Banco Central, que exige comprovação, pela instituição, de que o investidor estava ciente dos riscos em suas aplicações financeiras. Sérgio Darcy disse, em palestra para dirigentes financeiros reunidos pela Associação Nacional das Instituições de Mercado Aberto (Andima), que haverá alterações significativas na indústria de fundos, de forma a ampliar a transparência. Segundo ele, existem no Brasil três mil fundos de investimentos, e movimentam R$ 170 bilhões, e respondem por 33% dos haveres financeiros.
O diretor do Banco Central disse ainda que o processo de segregação (separação) entre as operações de tesouraria (recursos próprios das instituições financeiras) e a administração de fundos é uma tendência que vai continuar a ser buscada na legislação.
Bancos - Darcy disse que a concentração no mercado não preocupa e que os bancos estrangeiros têm ampliado sua presença no mercado financeiro aumentando a competição. Segundo ele, em 1993 (antes do plano Real) existiam 247 instituições, sendo, 5 oficiais federais, 27 estaduais, 177 instituições privadas nacionais e 38 estrangeiras. Ao final de 98 eles tinham 203 instituições, sendo, 05 federais, 18 estaduais, 122 nacionais e 58 estrangeiras. O diretor do Banco Central disse que há possibilidade de entrada de novos bancos estrangeiros no País, mas a expectativa de continuidade de expansão dos já existentes.
Segundo ele, no ajustamentos após o plano Real, os processos de liquidação, incorporação e transferência de controle societário, envolveram 104 instituições. AO final de 1998 existiam 2.323 instituições financeiras em funcionamento, sendo 1088 cooperativas de crédito.


