Funcionários do BC fazem greve contra fechamento de delegacias
São Paulo, 09 (AE) - Os funcionários do Banco Central iniciaram hoje uma paralisação em todas as capitais brasileiras contra a decisão do governo de fechar ou reduzir, em breve, delegacias do Banco Central em todo o Brasil e remanejar centenas de funcionários da instituição para a sede em Brasília e a para a unidade de São Paulo, responsável por 85% dos ativos financeiros do país.A greve começou às 14 horas, com previsão de acabar por volta das 16h, mas pode se estender até o final do dia.
Em Porto Alegre, a paralisação começará às 15h. De acordo com o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), se a decisão da diretoria for mantida, sobrarão apenas a sede de Brasília e as unidades de São Paulo, Rio, Porto Alegre e Belo Horizonte. O objetivo é diminuir custos e preparar o Banco para o novo sistema financeiro nacional, que está sendo formulado pelo Congresso Nacional.
Os funcionários argumentam que, com a redução das delegacias
o poder de fiscalização do BC será menor. Eles protestam também contra a não inclusão dos servidores nas carreiras típicas de Estado.





