Funcionários da Copel fazem paralisação
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 23 de novembro de 2012
Reportagem Local 
Curitiba - Um protesto dos funcionários da Copel paralisou as atividades durante 24 horas em todo o Estado. Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR), 70% dos servidores cruzaram os braços. A Copel rebate essa informação, contabilizando que 85% dos funcionários trabalharam normalmente em todo o Paraná.
Em Curitiba, manifestantes bloquearam a Rua Coronel Dulcídio, no Batel, e houve até registro de confronto com a Polícia Militar. Uma testemunha relatou que a confusão começou quando os policiais recolheram uma caixa de som usada na manifestação. Ninguém ficou ferido.
Os trabalhadores reivindicam um ganho real de 3%, totalizando 8,5% de reajuste salarial. Os 15 sindicatos que representam a categoria no Paraná rejeitaram, em assembleias, a proposta de reposição de inflação de 5,58%, apresentada pela empresa. A Companhia tem 9,5 mil funcionários. Uma próxima paralisação, de 48 horas, está programada para os dias 29 e 30 de novembro.
A diretora de Gestão Corporativa da Copel, Yara Eisenbach, garantiu que a companhia não registrou prejuízo a nenhum dos serviços que habitualmente são prestados à população. Em relação às reivindicações dos funcionários, ela afirmou que a proposta de 5,58% é ''a melhor possível''.


