Quem for passar férias nas regiões Norte e Centro-Oeste, áreas endêmicas de febre amarela, deverá se vacinar contra a doença. O alerta foi feito hoje pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A febre amarela acomete animais silvestres – principalmente macacos – dessas regiões e é transmitida aos seres humanos pela picada do mosquitos Haemagogus e Sabethes. A vacina deve ser tomada, no mínimo, dez dias antes de a pessoa se deslocar para essas regiões.
A preocupação da Funasa se dá por causa do surto de febre amarela ocorrido no início deste ano na região da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, área de grande atração de ecoturistas e místicos. Vários turistas que passaram as festas de fim de ano de 1999 naquela região foram infectados pela a doença. A Funasa alerta que a vacina é o único meio de se evitar a doença.
‘‘Não existe outro mecanismo de controlar a doença nas matas, onde o vírus circula’’, afirma o presidente da Funasa, Mauro Ricardo Costa. Ele lembra que a vacina está disponível em todos os postos de saúde do País, tem eficácia de 95% e, após a primeira dose, é recomendável um reforço a cada 10 anos. A doença ocorre nas florestas, matas tropicais e áreas rurais.
A febre amarela é causada pelo vírus amarílico, na forma silvestre, e pode matar em uma semana. Febre, calafrios, dores de cabeça e nas articulações, prostação, náuseas e vômitos são os sintomas principais da doença. Na sua forma fulminante, a febre amarela afeta o fígado, os rins e causa hemorragia. Nesse estágio, a pessoa pode morrer se não for atendida imediatamente, alerta a Fundação Nacional de Saúde.

mockup