Funai tem sexto presidente no governo FHC
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 06 de junho de 2002
Agência Estado 
Brasília - Um desentendimento a respeito do projeto de lei que regulamenta a mineração em terras indígenas levou o ministro da Justiça, Miguel Reale Junior, a demitir o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Glênio Alvarez. O motivo foi um dos diretores da Funai, falando em nome de Alvarez e do governo, se manifestar contra o projeto, que é do próprio Executivo.
Esta proposta tinha apoio e pareceres favoráveis do governo, e a direção da Funai veiculou informações isoladas, falando, inclusive, em nome do Ministério da Justiça, afirmou Reale Júnior.
Reale Júnior não estava contente com Glênio Alvarez, que foi substituído pelo ex-diretor de assistência da Funai, Otacílio Antunes dos Reis Filho.
O novo presidente da Funai, Otacílio Antunes Reis, será o sexto dirigente da instituição no governo Fernando Henrique Cardoso. Em suas mãos estará um dos órgãos mais problemáticos da administração pública, com recursos escassos e que pode, ainda na atual gestão, ser transformado em uma agência.
Reis, chefe do Departamento de Artesanato, já ocupou diversas funções dentro do órgão. Ele é formado em Administração de Empresas e Economia e tem pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Organizacional.


