Curitiba- O inverno deste ano demorou a chegar, mas veio com intensidade esta semana e fez sua primeira vítima no Estado. Maria Rosalina da Rocha, de 71 anos, foi encontrada morta às 17 horas de anteontem no campo de uma fazenda, na área rural de Palmas (95 km a leste de Pato Branco). Segundo o Instituto Médico Legal (IML) de Palmas, ela teve parada cardíaca causada por hipotermia (baixa temperatura).
Familiares de Maria Rosalina relataram que ela tinha problemas mentais e costumava sair de casa, só retornando dias depois. Desta vez, ela estava desaparecida desde quinta-feira. De acordo com a Polícia Civil, a mulher foi encontrada morta em um morro, localizado em uma das partes mais altas e frias da cidade. Ela estava pouco agasalhada, com apenas uma calça e blusa finas e chinelos. A polícia acredita que ela estivesse morta há um ou dois dias.
Palmas costuma apresentar as temperaturas mais baixas do Estado. Ontem, na madrugada mais fria do ano, os termômetros da cidade registraram 3,5ºC negativos. A massa fria que chegou ao Paraná, trouxe frio e geada em praticamente todas as regiões do Estado, segundo o meteorologista Cézar Duquia, do Sistema Metereológico do Paraná (Simepar).
Em algumas áreas, como em Curitiba e Região Metropolitana e no sul da região Norte, onde ficaram concentradas em áreas de fundo de vale, as geadas foram fracas. Mas a partir da cidade da Lapa (71 km a oeste de Curitiba), na região central, as geadas foram bem fortes.
Depois de Palmas, as duas cidades com temperaturas mais frias, ontem, foram Guarapuava, com 2,5ºC negativos de madrugada e União da Vitória, que registrou 1,6ºC negativo. Em Curitiba, a temperatura mais baixa, ontem, foi de 2,7ºC; em Foz do Iguaçu chegou a 3º e em Londrina a 5,3ºC. Guaratuba, no Litoral, apresentou a maior temperatura mínima do Estado, ficando em 12ºC.
Em todo Paraná, as temperaturas permanecem baixas até amanhã, quando a massa fria se desloca do Estado, dando vez a uma frente fria. Com isso haverá aumento de temperatura com ocorrência de chuvas. A umidade persiste até domingo ou segunda, quando uma nova massa fria deve chegar ao Estado. Segundo o metereologista, a tendência é que daqui para frente massas de ar frio sejam intercaladas por períodos de altas de temperatura e chuvas.

mockup