Frente fria recorde se aproxima do Sul
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Elder Ogliari<br>Agência Estado 
Porto Alegre - Diversas regiões do Rio Grande do Sul foram atingidas por temporais que derrubaram postes e árvores e destelharam casas na madrugada de ontem. Em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, rajadas de vento com velocidade próxima a cem quilômetros por hora derrubaram parte de duas casas e destelharam pelo menos dois edifícios e dezenas de outras residências.
Vendavais também arrancaram a cobertura de algumas casas em Santa Maria, na região central, Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, e Porto Alegre. Além disso, derrubaram árvores e postes, deixando cerca de 140 mil residências sem energia elétrica durante parte do dia.
Cerca de 119 mil pessoas estão sem energia elétrica no Rio Grande do Sul em consequência da forte chuva. A Região Metropolitana de Porto Alegre é a área mais afetada. Não há previsão para que o serviço seja restabelecido.
Os temporais de hoje antecedem a chegada de uma massa de ar polar que pode provocar uma onda de frio histórica no Sul do País. A MetSul Meteorologia emitiu alerta especial indicando que ''a erupção de ar polar promete enregelar Argentina, Uruguai, Paraguai, parte do Brasil e da Bolívia durante os próximos dias''. Outro aviso, do 8º Distrito de Meteorologia, admite possibilidade de neve na serra do nordeste do Rio Grande do Sul e planalto sul de Santa Catarina ao amanhecer de terça-feira.
Pela projeção do 8º Distrito de Meteorologia, a temperatura pode cair a cinco graus negativos na madrugada de quarta-feira e não passa de 13 graus positivos até sexta-feira no Rio Grande do Sul. Os dias tendem a ser claros, com geadas ao amanhecer, até quinta-feira, quando passam a nublados com possibilidade de chuva em áreas isoladas.


