A hora de tirar o cobertor e o moletom do guarda-roupa chegou. Para alegria de alguns e descontentamento de outros, a primeira frente fria do ano vai fazer as temperaturas despencarem a partir desta quarta-feira (19) no Paraná. De acordo com informações do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), na região de Londrina, a chuva neste início de semana dá lugar ao frio e as mínimas podem chegar a 10° na quinta-feira (20).

Apesar de ser a onda mais significativa de frio do ano, as temperaturas não vão ficar negativas
Apesar de ser a onda mais significativa de frio do ano, as temperaturas não vão ficar negativas | Foto: Gustavo Carneiro

Lídia Mota, meteorologista do Simepar, explica que uma frente fria já vem atuando sobre o Oceano Atlântico na altura da Região Sul. Segundo ela, essa frente fria alinha o fluxo de umidade, formando ‘corredores’ de umidade, que trazem chuvas volumosas.

Segundo ela, as chuvas são mais intensas na Região Norte. A partir da madrugada da quarta-feira, as precipitações perdem força no estado e vão dando espaço ao ar mais frio, que forma uma massa de ar fria e seca, o que derruba as temperaturas.

Apesar de ser a onda mais significativa de frio do ano, as temperaturas não vão ficar negativas. No extremo sul do estado, as mínimas podem chegar a 5° com a possibilidade de geada. “No Norte, as quedas não vão ser tão acentuadas, mas faz frio ao amanhecer, com mínimas entre 10° e 12°”, detalha. A meteorologista do Simepar ressalta que, ao longo do dia, as temperaturas sobem um pouco, mas não devem passar dos 23°.

“Nos municípios que fazem divisa com os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul pode ficar um pouco mais quente, mas não há previsão de temperaturas altas até sexta-feira (21)”, explica.

No final de semana, as temperaturas voltam a subir um pouco mais e a chuva pode retornar entre os dias 25 e 26 de abril. “Esse é um frio previsto para a época do ano, a gente está em abril, então esse cenário é natural”, esclarece.

Segundo Mota, é esperado que novas ondas de frio apareçam nas próximas semanas: "nesta época do ano, é costumeiro ficar oscilando entre um período mais abafado, que dá lugar à chuva e depois ao frio, e então fica abafado de novo”, explica.

INVERNO

Apesar do inverno começar apenas em junho, Lígia Mota ressalta que a estação mais fria do ano deve ter temperaturas mais próximas do normal para a época. Segundo ela, nos últimos anos, o fenômeno climático La Niña deixou o tempo mais seco e frio no Paraná, ocasionando ondas mais intensas de frio. Já neste ano, as temperaturas tanto do outono quanto do inverno ficam mais próximas do padrão.

“Não significa que vai ser mais quente, apenas que, diferente dos anos anteriores, vai ser uma temperatura padrão, ou seja, dentro do esperado”, finaliza.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.