Fraga diz que trabalho da CPI estimula BC a se aperfeiçoar
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 06 de maio de 1999
Por Gustavo Alves 
Rio, 07 (AE) - A discussão pública sobre o sistema financeiro provocada pela CPI dos Bancos pode ser uma oportunidade para o Banco Central aperfeiçoar a fiscalização do setor, afirmou hoje o presidente do BC, Armínio Fraga. "É uma oportunidade para o Banco Central mostrar capacidade de reação e de auto-reflexão", analisou Fraga, em palestra feita no Instituto Brasil-Europa, no centro do Rio.
O presidente do Banco Central afirmou que a instituição vai reestruturar e dar maior segurança ao sistema financeiro. "Nosso objetivo é zelar para que o sistema tenha um componente aceitável de riscos", afirmou. Ele também defendeu a "despolitização" da política monetária do BC. Para Fraga, a independência do órgão é "inexorável".
Segundo ele, o BC terá maior autonomia a partir do momento em que começar a executar o regime de metas de inflação, pelo qual fica comprometido a usar todos os seus instrumentos para atingir um nível de inflação anual a ser estabelecido para o Ministério da Fazenda. A política vigorará a partir do fim de junho.


