Arquivo FolhaO Centro de Eventos, na Rodovia das Cataratas, deve ser ampliado ainda este anoO Centro Internacional de Convenções de Foz do Iguaçu (CIC) já tem agendado, por enquanto, oito eventos de grande porte confirmados para 1998. Seis deles são de âmbito internacional, um estadual e um regional. No ano passado, o órgão recebeu 28 eventos e neste ano o presidente Sérgio Lobato espera superar este número.
O setor de eventos na cidade tem se mostrado um rentável filão de mercado e surge como alternativa para reaquecer a economia local. Conforme pesquisa da Foztur (órgão oficial de turismo do município), apenas em 97 a cidade sediou aproximadamente 90 eventos, movimentando cerca de R$ 20 milhões em diárias de hotéis, passeios, transportes e alimentação.
Nos últimos cinco anos, a cidade sediou em torno de 800 eventos, atraindo mais de 400 mil pessoas que vieram participar da programação. De acordo com a diretora técnica da Foztur, Silvia Tomazi, o ponto alto para a captação de eventos é a infra-estrutura oferecida, sendo o terceiro parque hoteleiro do País, com 220 estabelecimentos.
O Cic também serve como alternativa para os promotores de eventos que já não encontram espaços para as programações de pequeno e médio porte no eixo Rio-São Paulo. O Centro de Convenções Anhembi (SP) - um dos principais pólos -, por exemplo, desde o ano passado já está com a agenda lotada até 2005.
Segundo o presidente, o local tem capacidade para abrigar até 30 mil pessoas por dia nos salões existentes. Os pavilhões para exposições contam com 18.500 metros quadrados de área coberta e o lugar ainda possui um auditório para 1.200 pessoas, com estacionamento para mil veículos.
Entre os eventos agendados e confirmados neste primeiro semestre estão a Feira de Exposição de Animais (regional), de 9 a 12 de abril; Show de Sandy e Júnior, no dia 17 de abril; XII Feira das Nações Artesanato, Turismo e Cultura - Fenartec - (internacional), de 7 a 10 de maio e ainda a Exposição Panamericana e Nacional de Cães (internacional), em 31 de maio.
Para o segundo semestre já estão agendados o ITM 98 - Iguassu Tourism Mart, de 21 a 23 de agosto; IV Feira da Indústria, Comércio e Serviços da Construção Civil, de 21 a 27 de setembro, e a Exposição Panamericana Internacional de Cães, no dia 20 de dezembro. De acordo com o diretor, vários eventos ainda estão sendo negociados.
Lobato cita como por exemplo duas programações sobre Segurança para a Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica) e o IV Encontro Ibero Americano de Educação, para o final de outubro, que estaria sendo negociado com o Ministério da Educação e Cultura.
Para consolidar essa tendência, ele pretende realizar neste ano uma ampliação significativa no atual centro. No projeto está a criação de um auditório com 4.900 lugares. Esse auditório ‘‘modular’’ deverá ser de múltiplo uso podendo ser subdividido em seis espaços para abrigar eventos de pequeno e grande porte, desde apresentação de uma peça de teatro até uma convenção.
O presidente também prevê a construção de mais um pavilhão, com oito metros de altura, para a exposição de grandes equipamentos. Os atuais salões têm 4,70 metros de altura impossibilitando feiras de equipamentos agrícolas, para a construção civil e outros. Além disso, devem ser reformados os pavilhões existentes e ainda está planejado a construção de 15 banheiros no piso superior, que hoje existem apenas no piso inferior.

mockup