O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Foz do Iguaçu está intensificando o combate ao mosquito transmissor da malária na região da tríplice fronteira. Ontem, técnicos de saúde realizaram o ‘‘pedágio educativo’’ em diversas ruas da cidade, entregando panfletos e orientando a população sobre as formas de se evitar a proliferação do anopheles e também do Aedes aegypti (mosquito trasmissor da dengue).
Segundo um mapeamento realizado na cidade pelo CCZ, foram identificados 20 regiões onde a infestação é superior a 5%, índice máximo aceito pelo Ministério da Saúde. Neste locais, serão borrifados veneno. Os moradores também receberão sacos de areia para serem usados em vasos, evitando assim a manutenção de água parada, principal local de reprodução dos mosquitos.
A área que mais preocupa os técnicos do Centro de Zoonoses é com a Ilha do Bananal, distrito de Foz que fica próximo à reserva indígena de Ocoí em São Miguel do Iguaçu. Somente na aldeia, foram registrados desde dezembro do ano passado, 17 casos de malária. A primeira índia doente disse, na época, ter sido contaminada durante uma visita a parentes que moram no Paraguai.

mockup