As Cataratas do Iguaçu, o maior conjunto de quedas d'água do mundo, tem registrado vazão histórica nos últimos dias. Nesta sexta-feira (14), os visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz, puderam conferir o espetáculo de 11,4 milhões de litros de água por segundo vertendo pelos 275 saltos com altura de até 80 metros.

A vazão é sete vezes maior que a normal, de 1,5 milhão de litros. Na quinta-feira (13), o volume foi ainda maior, de 16,5 milhões de litros por segundo. Para a segurança dos visitantes, a principal passarela que dá acesso à Garganta do Diabo, foi interditada.

Mesmo sem poder ter uma visão mais próxima dos saltos, os visitantes comemoraram a oportunidade rara de vislumbrar a atração em todo o seu esplendor.

Nair Lucas de Brito Bittencourt, professora da escola municipal Mário Pimentel de Camargo, de Cascavel, conta que está foi a primeira vez que trouxe os alunos para a visitação após a pandemia. "É uma atividade de educação ambiental que fazíamos frequentemente, mas que foi interrompida. Justo hoje, no nosso primeiro passeio depois da pandemia, tivemos a sorte de conferir esse espetáculo incrível. As crianças ficaram encantadas", contou.

Espetáculo das águas foi apreciado pelos alunos da escola municipal Mário Pimentel de Camargo, de Cascavel
Espetáculo das águas foi apreciado pelos alunos da escola municipal Mário Pimentel de Camargo, de Cascavel | Foto: Celso Felizardo - Editor

Segundo a administração do parque, a vazão começou a diminuir nesta sexta, mas deve permanecer acima da média no fim de semana, o que pode fazer com que a procura de visitantes aumente.

O aposentado Anélio Protásio dos Passos saiu da Praia Grande, na Baixada Santista, para conferir de perto a atração. "Sou da praia, acostumado com muita água, mas nunca tinha visto nada parecido com isso aqui. É realmente uma maravilha", exalta.

Vazão começou a diminuir mas deve permanecer acima da média no fim de semana
Vazão começou a diminuir mas deve permanecer acima da média no fim de semana | Foto: Anderson Coelho/ Folhapress

Ele contou que se arrepende de ter demorado tanto pra conhecer as Cataratas. "Minha esposa insistiu e eu topei. Viemos em um grupo de 30 pessoas. E demos uma sorte muito grande de vir justo nesse dia, com essa vazão incrível", comemora.

Como visitar o Parque Nacional do Iguaçu?

Para visitar o Parque Nacional do Iguaçu é necessário adquirir o ingresso pelo site oficial, exclusivamente on-line, com escolha do dia e horário para o passeio. Os ingressos são limitados.

CLIQUE NA IMAGEM PARA MAIS NOTÍCIAS DE FOZ DO IGUAÇU

Imagem ilustrativa da imagem Foz do Iguaçu - Vazão das Cataratas é sete vezes maior que a normal nesta sexta-feira


Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.