O ministro das Comunicações, Sérgio Motta, garantiu que o Seminário Internacional de Novas Tecnologias e Serviços de Telecomunicações do Sistema Telebrás (Semint), o maior evento do setor no Brasil, continuará sendo realizado em Foz do Iguaçu. A próxima edição do Semint, que é promovido a cada dois anos, está prevista para 1999.
A garantia do ministro foi dada durante o 4º Semint, realizado entre os dias 6 e 9 de outubro, no Rafain Palace Hotel. Durante os quatro dias do evento, Sérgio Motta permaneceu em Foz do Iguaçu, despachando de um gabinete montado no próprio hotel.
Segundo o presidente da Telebrás, Fernando Xavier Ferreira, o Semint se consolidou este ano como o maior evento de telecomunicações realizado no País. ‘‘O Semint atingiu um ponto de amadurecimento e ganhou espaço no calendário internacional’’, afirmou. O Semint vem sendo realizado desde 1991, sempre em Foz do Iguaçu.
Mas o evento deste ano foi o mais importante. Com o processo de privatização do sistema Telebrás, que está sendo iniciado pelo governo brasileiro, as principais empresas do setor no mundo enviaram a Foz representantes para participar das discussões. O resultado foi a presença de 2.800 pessoas, de 30 países, em 140 conferências. Entre os palestrantes estavam algumas das maiores autoridades mundiais do setor.
Paralelo ao seminário, foi realizado no pavilhão de exposições do hotel a 3ª Exposição Internacional de Telecomunicações (Iguaçu Telecom), que reuniu 140 estandes, das principais empresas do setor no mundo. A Iguaçu Telecom apresentou as novidades em equipamentos e tecnologia de comunicações.
O número de pessoas envolvidas (entre participantes, organização e pessoal de apoio) cresceu 50% em relação ao evento anterior. Neste ano foram 4.000 pessoas. Segundo Álvaro Dias, presidente da Telepar, organizadora do Semint, o investimento das empresas no evento este ano foi de R$ 8 milhões.

mockup