Entre 530 fotógrafos – sendo profissionais e amadores de 11 países latino-americanos –, o editor de fotografia da FOLHA, Sergio Ranalli, foi escolhido o vencedor da 14ª edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo, na categoria Profissional Máquina, com a imagem “Colheita”. O resultado foi anunciado num evento on-line, na noite desta quinta-feira (22), em comemoração ao Dia da Terra. As imagens ganhadoras, juntamente com as que receberam menção honrosa, integrarão uma exposição itinerante, com 31 imagens no total, que vai rodar o Brasil nos próximos meses, levando o melhor da fotografia que retrata a vida no campo na América Latina.

Imagem ilustrativa da imagem Fotógrafo da FOLHA ganha prêmio que retrata a agricultura
| Foto: Sergio Ranalli

Laureado, Ranalli afirma se sentir gratificado em ver seu empenho de 15 anos em retratar a agricultura ser reconhecido. “Em 14 edições, a premiação consegue traçar um panorama da produção agrícola de toda a América Latina, indo desde as imagens das principais monoculturas e criações até o registro da agricultura familiar em todo continente. Fico honrado em inserir imagens da agricultura paranaense nesta importante compilação visual”, diz.

O prêmio ainda reconheceu outros fotógrafos em três categorias. Em Amador Máquina, a foto escolhida foi “Colheita de milho”, de Rodrigo Arabori, de Terra Bonita (PR). Já na categoria Profissional Campo, o vencedor foi Ricardo Wolffenbüttel, de Florianópolis (SC), com a imagem “A terra cura”. E na categoria Amador Campo, a fotografia “Simplicidade”, de Noilton Pereira de Lacerda, foi eleita a vencedora.

“Essas imagens revelam não apenas a qualidade do trabalho destes fotógrafos, sejam profissionais ou amadores, mas também um pouco da rotina no campo, mostrando a realidade dos agricultores e agricultoras do nosso continente. Por isso temos grande satisfação em promover o Prêmio, até porque somos uma marca que está sempre ao lado das pessoas do campo”, afirma Gustavo Taniguchi, diretor de Marketing Comercial da New Holland Agriculture para a América do Sul.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.