Grozny, 16 (AE-AP) - Tanques e a artilharia russos consolidaram posições hoje (16) numa colina nos arredores da capital chechena de Grozny em preparação para o que Moscou anunciou ser a próxima fase de sua campanha para eliminar insurgentes.
Depois de sua mais profunda infiltração na república separatista, tropas russas estavam cavando trincheiras em colinas das quais é possível avistar a cidade, que agora está ao alcance da artilharia russa. Não havia indicações se comandantes russos iriam tentar entrar em Grozny, que é fortemente defendida por forças chechenas.
O coronel-general Viktor Kazantsev disse que suas tropas haviam concluído a criação de uma zona de segurança para isolar os militantes, e que uma segunda fase estava em andamento para eliminar bases dos insurgentes.
"Não lançaremos ataques contra vilas pacíficas", garantiu ele à Associated Press. "Vamos destruir os bandidos no território da Chechênia".
Enquanto tropas russas se concentravam nas proximidades de Grozny, militantes chechenos liderados por um proeminente senhor da guerra contra-atacavam com assaltos noturnos, cruzando o rio Terek e retomando uma pequena vila, disseram eles.
Shamil Basayev, que liderou dois assaltos separados contra vilas na vizinha república do Daguestão há poucos meses, disse à AP que seus homens haviam matado 26 soldados russos no ataque de sábado à vila de Shschedrisky.
"Esta guerra provou mais uma vez que os russos não aprendem nada", afirmou Basayev. "Eles não são um oponente sério. Nós batemos eles antes e vamos batê-los novamente".

mockup