Força-tarefa prende suspeitos de fraude
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2004
Luciana Pombo<br>Equipe da Folha 
Curitiba- A Operação Fraude Zero, que prendeu cinco pessoas suspeitas de fraude no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e apreendeu documentos que podem comprovar prejuízos na ordem de R$ 1,47 milhão, está investigando a participação de outros quatro servidores públicos na concessão irregular de benefícios. Segundo a gerente executiva do INSS em Curitiba, Eli Maria Marques de Lara, já foram analisados 139 processos considerados suspeitos. Somente em Curitiba, outros 800 processos concedidos sem devida documentação já foram separados para análise e investigação.
A força-tarefa que investiga fraudes no INSS é composta por servidores da Previdência Social, Polícia Federal (PF) e Ministério Público (MP) federal. No Paraná, os trabalhos de investigação foram iniciados no dia 15 de abril de 2003. No entanto, foram as primeiras prisões realizadas. Em outros 15 estados estão montadas forças-tarefas semelhantes, que analisam mais de 11 mil benefícios com irregularidades e que podem ter ocasionado mais de R$ 7,4 milhões em prejuízo aos cofres públicos.
Dos cinco presos em ação policial anteontem, três eram chefes de quadrilhas. Outro era intermediário, que fazia as ligações entre as ações dos quadrilheiros, os beneficiários e o INSS. Outro preso é servidor do INSS. ''A atuação do servidor, pelo que pudemos observar, era a de alterar dados no Cadastro Nacional de Informações Sociais, inserindo vínculos empregatícios que não existiam'', informou a superintendente regional Elizabeth Lobo Elpo.
Os nomes dos presos não foram divulgados. Segundo o superintendente da PF no Paraná, Jader Mukul Hanna Saad, o processo está em segredo de Justiça.
A superintendência do INSS começou a receber denúncias sobre a concessão irregular de benefícios no Paraná há três anos. Pelo menos um caso em Londrina já está sendo analisado pela força-tarefa. É a denúncia de que trabalhadores rurais estariam fraudando o INSS com ajuda de um vereador.


