Força-tarefa contra a dengue em Londrina
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 02 de fevereiro de 2011
Fernanda Carreira<br>Reportagem Local 
Londrina - A criação de uma equipe da sala de situação para monitorar 24 horas os casos de dengue em Londrina; força-tarefa para eliminar focos do mosquito transmissor nas áreas urbanas e no Distrito de Lerroville (Zona Sul); ciclos de aplicação de fumacê em todas as regiões; contratação emergencial de 80 agentes de endemias e criação de unidades de saúde referenciais para o atendimento em todas as regiões.
Essas medidas foram anunciadas ontem à tarde, pelo prefeito Barbosa Neto e fazem parte do Plano Emergencial de Combate à Doença. Na segunda-feira, o Executivo já havia decretado estado de emergência em razão do alto número de casos - são 146 somente neste ano.
''Com todas essas ações, além do funcionamento do laboratório Centrolab, responsável pelos exames de detecção da dengue funcionando 24 horas, acredito que poderemos enfrentar os efeitos de tudo isso'', declarou Barbosa. ''Mas a causa decorre, sobretudo, de determinados comportamentos das pessoas que estão culturalmente arraigados nelas'', acrescentou.
Ontem, a reportagem da Folha acompanhou o trabalho de uma equipe do Controle Ambiental de Endemias, na Avenida Rio de Janeiro, na Áre Central. De acordo com a agente de endemia Dalila Cristina dos Santos, os focos de dengue aumentaram em todas as regiões da cidade devido à falta de conscientização dos londrinenses.
A agente de endemias revela que um dos principais problemas enfrentados pela equipe é a falta de receptividade dos moradores. ''A cada dez casas visitadas, três não nos deixam entrar. Isso acontece porque muitos ainda não acreditam que a dengue realmente exista, acham que é mito, outros não confiam na seriedade do nosso trabalho e têm medo de roubo'', afirmou.
A faxineira Maria Aparecida Rocha garante que o prédio onde trabalha, no Centro, nunca teve focos. ''Sempre colocamos areia nos vasinhos, retiramos a água que possa estar juntar os mosquitos'', garante. Em uma casa vizinha, no entanto, vários focos foram localizados. A moradora não quis se identificar, mas disse que a casa precisava mesmo de uma faxina.
De acordo com o balanço oficial mais recente divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, Londrina registrou 146 casos. Em Jacarezinho, foram 199. Outras cidades que preocupam são Foz do Iguaçu, como 15 casos, e Cornélio Procópio, como 14.


