Da Redação
A Folha do Paraná/Folha de Londrina também se destaca pelo espaço que dedica ao noticiário que retrata as questões relacionadas à infância. Levantamento realizado pela Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), referente ao segundo semestre de 98, colocou a Folha como o segundo jornal mais atuante da região sul do País nessa área.
A pesquisa da Andi mostra ainda que a Folha vem aumentando cada vez mais o espaço destinado ao noticiário sobre a infância. No segundo semestre de 97, o jornal ocupava a 21ª colocação no ranking nacional e ano passado já era o 10º colocado.
O diretor-superintendente da Folha, João Antônio Vieira Filho, destaca que o investimento nos temas relacionados à infância se dá porque a diretoria do jornal acredita que se pode mudar o presente para melhorar o futuro. ‘‘Não pensamos nas crianças e nos adolescentes como consumidores e leitores em potencial. Vemos neles os cidadãos do futuro, que podem ser agentes da transformação para a melhoria do nosso país. É por isso que o tema infância é sempre destaque em nosso jornal.’
O jornalista João Arruda, editor-chefe do jornal, ressalta que o trabalho de reportagem nessa área é permanente. ‘‘Estamos atentos, diariamente, aos assuntos relativos à criança. É assim em Londrina, Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Maringá, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, onde mantemos equipes. Isso garante aos leitores do jornal uma visão ampla e completa de como a questão está sendo tratada em todo o Estado’’, destaca. ‘‘Os temas relacionados aos direitos da criança e do adolescente devem merecer a máxima atenção de todos, e em especial dos veículos de comunicação, que têm a missão de contribuir decisivamente para mudar o quadro atual’’, acrescenta Arruda.
Além da ação jornalística, a Folha também é pioneira no Projeto Cidadania, pelo qual crianças de todo o Paraná utilizam o jornal como material didático nas salas de aula. O Projeto foi criado em 1994 e se trata de uma ação educacional que ajuda na formação dos futuros cidadãos paranaenses que hoje estudam na rede pública de ensino. Sob o lema Ler para Ser, o Projeto Cidadania já beneficiou mais de 100 mil alunos de 1º e 2º Graus. ‘‘Isso também revela nossa preocupação e nosso compromisso com a infância’’, aponta a diretora da Folha, Regina Kracik Teixeira.

mockup