Lançamento de projeto da FOLHA, em parceria com NRE e Iapar, teve participação da governadora Cida Borghetti
Lançamento de projeto da FOLHA, em parceria com NRE e Iapar, teve participação da governadora Cida Borghetti | Foto: Saulo Ohara



A Folha de Londrina lançou na sexta-feira (13) o projeto Vigilantes do Amanh㠖 De Olho no Solo, uma iniciativa realizada em parceria com Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) e NRE (Núcleo Regional de Ensino) para promover a educação ambiental no município. A cerimônia de lançamento ocorreu no estande do Iapar na ExpoLondrina e contou com a participação da governadora Cida Borghetti.

O Vigilantes do Amanhã vai mobilizar estudantes do 7 º ano de Londrina em um concurso de fotografias sobre o tema "A importância da preservação do solo e os perigos da erosão rural e urbana". Após fazerem visitas guiadas ao Iapar para aprender mais sobre a importância de conservar o solo tanto na zona rural como urbana, os alunos serão incentivados a fotografarem situações de degradação deste recurso natural e escreverem uma legenda sobre a imagem.

As melhores fotos legendadas serão publicadas na página da Folha Cidadania no Facebook. Depois, novo julgamento selecionará imagens que serão expostas no evento de comemoração do aniversário do Iapar, no dia 29 de junho, e algumas delas serão publicadas na Folha Cidadania da Folha de Londrina.

"O projeto tem foco nas novas gerações", afirmou o diretor de inovação do Iapar, Tadeu Filismino. Segundo ele, durante as visitas guiadas, as crianças aprenderão sobre o modo correto de plantar, rotação de culturas e outras práticas sustentáveis. "Também vamos abordar o problema da erosão urbana e suas consequências, como enchentes e inundações", exemplificou.

O superintendente do Grupo FOLHA, José Nicolás Mejía, destacou que a parceria visa incentivar a conscientização sobre a importância da conservação do solo. "A Expo nos lembra sobre a importância do agronegócio para o Brasil. O setor é o responsável por manter a balança comercial positiva, mas para produzir com eficiência é preciso ser sustentável. O projeto ensina a cuidar do meio ambiente desde a infância", afirmou.

Com o envolvimento das escolas estaduais, o Grupo FOLHA também pretende divulgar o projeto Folha Cidadania – que incentiva a leitura de jornais nas escolas – para a rede estadual.

Débora Garcia Perez, técnica pedagógica no NRE, destacou que o Iapar vai oferecer o campo para a pesquisa dos alunos e as escolas vão trabalhar o conteúdo de forma pedagógica. "Escolhemos o 7º ano porque o currículo prevê o estudo de Geografia do Brasil", disse.

A publicação das fotos, segundo ela, será um grande incentivo para as crianças. "Eles ficam motivados com a possibilidade das fotos aparecerem no jornal", afirmou.