No dia em que completa 71 anos, a Folha de Londrina começa a escrever um novo capítulo de sua história, mantendo e reforçando sua essência de compromisso com o leitor e sociedade. A partir desta quarta-feira (13), o jornal passa a circular no formato berliner, com paginação contínua e não mais dividida por cadernos, como era no standard. A mudança também abrange uma reformulação de layout, com páginas inteiramente coloridas, fotos destacadas, maior número de infográficos e textos mais curtos, porém, sem perder a profundidade.

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA inova no impresso e reforça presença multiplataforma

O objetivo das modificações é atender o público e as transformações na forma de consumir informação, sem esquecer dos propósitos de promover a democracia, o desenvolvimento social e econômico, a transparência e a justiça. A remodelação no formato preza pela modernidade e leitura ágil. Superintendente do Grupo Folha de Comunicação, José Nicolás Mejía ressalta que a FOLHA continuará entregando conteúdo de qualidade, com credibilidade e promovendo uma maior interação entre o digital e o impresso.

“A FOLHA, com essa mudança, demonstra seu vínculo direto com os leitores, considerando seus anseios, demandas e aspirações. Esta inovação, que é o que nos caracteriza nestes 71 anos, não é apenas na forma de apresentar fisicamente o conteúdo, mas também nossa marca e estilo na maneira de conectar o mercado com o público. Tudo isso sem deixar de lado a análise e a opinião, que tem feito da FOLHA o jornal não só de Londrina, mas do Estado”, elenca.

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Na estrutura editorial, as alterações buscam valorizar o espaço de opinião do leitor, com entrevistas, reportagens e serviço. Os colunistas, com sua pluralidade de ideias e áreas, continuam tendo espaço privilegiado, assim como as notícias regionais. Já a nova logomarca reforça a ideia de contemporaneidade e convergência midiática, dando à capa a versatilidade que permite uma primeira página diferente a cada dia.

Segundo Adriana De Cunto, chefe de Redação da Folha de Londrina, o período de preparação para as mudanças foi marcado por muita criatividade, pesquisa e foco nos principais pontos que fizeram da FOLHA o melhor jornal do Paraná. Segundo ela, essa nova etapa vem preparar o jornal para vencer os desafios de novos tempos no segmento dos veículos de comunicação no que diz respeito à sustentabilidade e o trabalho da Redação em multiplataforma. “Independente do design, a FOLHA mantém o mesmo relacionamento especial com o seu leitor, baseado não apenas na informação, mas no compromisso de ajudar o paranaense a entender o seu tempo, a traduzir os acontecimentos e iluminar os principais fatos de Londrina, Paraná, Brasil e Mundo”, afirma Adriana De Cunto.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

Na edição de segunda-feira, o jornal terá mais páginas dedicadas ao conteúdo de emprego, com dicas sobre mercado de trabalho, empreendedorismo, concursos e profissões. A editoria de Saúde também ganha reforço e a FOLHA pretende falar muito mais sobre bem-estar e qualidade de vida. Ainda na edição de segunda-feira, as notícias sobre Esportes ganham mais destaque e espaço.

“Seja qual for a plataforma, a preocupação do corpo editorial será sempre escolher os temas mais relevantes e os melhores conteúdos para os seus leitores”, garante Adriana De Cunto. “Com essa nova virada, a convergência de mídias entra em um novo patamar, com impresso e on-line ampliando o diálogo e a cumplicidade, complementando conteúdo em vídeos, podcasts e lives”, acrescenta.

PLANEJAMENTO

Todas as mudanças vêm sendo projetadas ao longo dos últimos meses, quando a FOLHA completou sete décadas de existência, o que também contemplou atualizações estruturais. “Adquirimos novo software de edição, um novo aplicativo deverá ser lançado. A edição impressa vai corroborar para entregarmos um produto mais moderno. Isso, junto com o caminho que visualizamos daqui para frente, constitui a nova FOLHA, que será aquela dos próximos anos. Por isso, nosso comprometimento de estar continuamente inovando”, aponta José Nicolás Mejía.