FOLHA é selecionada pela 2ª vez em projeto da Meta
Programa Acelerando Negócios Digitais capacita profissionais e financia projetos voltados para a área do jornalismo
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 06 de junho de 2023
Programa Acelerando Negócios Digitais capacita profissionais e financia projetos voltados para a área do jornalismo
Jéssica Sabbadini - Especial para a Folha
O Grupo Folha de Londrina foi um dos veículos de comunicação selecionados para participar do programa Acelerando Negócios Digitais da Meta, empresa que comanda o Facebook, Instagram e WhatsApp, e do ICFJ (International Center for Journalists). Como parte do programa, a FOLHA vai receber mentoria e apoio financeiro para desenvolver um novo podcast.
A editora de produtos digitais do Grupo, Patrícia Maria Alves, explica que após a inscrição, no começo do ano, ocorreram diversas palestras e aulas online com jornalistas do mundo inteiro. Na sexta-feira (2), entre mais de 1.500 participantes, foi divulgada a lista dos 80 veículos de comunicação selecionados para receber mentoria durante o desenvolvimento de um projeto e apoio financeiro de US$ 15 mil - cerca de R$ 70 mil e o do Grupo Folha de Londrina foi escolhido.
O projeto deste ano é um podcast intitulado “De repente, celíaca”, que foi desenvolvido a partir da experiência pessoal de Alves. Segundo ela, a mentoria com a equipe do programa Acelerando Negócios Digitais começa no fim do mês e segue até novembro, que é quando o podcast deve ser lançado: “exatamente um ano após o meu diagnóstico”. A doença celíaca é uma enfermidade autoimune causada pela intolerância ao glúten.
A editora ressalta que a mentoria vai focar em deixar os projetos “mais aprazíveis para possíveis investidores, ressaltando os diferentes tipos de investimentos que podem ser feitos em um único produto”. “No podcast, por exemplo, você pode investir na forma de patrocínio, de apoio, de anúncio em spot ou anúncio de marca”, lista.
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Destacando as possibilidades variadas de negócio, ela cita como exemplo o “Banco dos Réus”, podcast lançado no ano passado por meio do Acelerando a Transformação Digital, que foi a edição de 2022 do programa desenvolvido pela Meta e pelo ICFJ.
O podcast teve repercussão internacional e estava até pouco tempo atrás entre os 50 mais ouvidos no mundo na categoria True Crime, com grande número de audições em países europeus como a Suécia e a Noruega. “Mesmo tendo a limitação do idioma, que é o português, ainda assim tem conquistado pessoas em todo o mundo”, afirma.
No ano passado, além do podcast, com o apoio financeiro, o Grupo Folha de Londrina construiu um estúdio de audiovisual. Agora, o objetivo é equipar o espaço para produção de vídeos.
Alves destaca que, dentro de um jornal que circula diariamente, tanto de forma impressa quanto online, é difícil parar para desenvolver projetos de longo prazo. “Aqui trabalham pessoas que estão lutando pelo jornalismo de qualidade, profissional, com responsabilidade e para garantir que as pessoas tenham o direito e o acesso à informação”, diz.
Adriana de Cunto, chefe de redação do Grupo Folha de Londrina, celebra o fato de o veículo londrinense ser selecionado pela segunda vez, o que mostra que o jornal está no caminho certo. “Mostra que, enquanto veículo de comunicação, a Folha está preocupada com a inovação digital, está comprometida com o seu público e desenvolvendo conteúdos relevantes e multiplataformas”, destaca.