FOLHA é reconhecida no Prêmio Sebrae de Jornalismo
Reportagem da jornalista Alice Martins Morais ficou em segundo lugar na categoria texto; cerimônia foi neste sábado (28), em Curitiba
PUBLICAÇÃO
domingo, 29 de setembro de 2024
Reportagem da jornalista Alice Martins Morais ficou em segundo lugar na categoria texto; cerimônia foi neste sábado (28), em Curitiba
Reportagem local
A Folha de Londrina foi um dos veículos de comunicação premiados na 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo, que foi realizada neste sábado (28), no Viasoft Experience, em Curitiba, durante a Feira do Empreendedor. Na categoria texto, a reportagem “Moeda verde, criada na Amazônia, é algo para ficar de olho e espelhar dentre os exemplos da anfitriã da COP 30”, da jornalista Alice Martins Morais, conquistou o segundo lugar.
A reportagem, publicada no dia 19 de dezembro de 2023, é fruto da bolsa Seja Sustentável, idealizada pela jornalista Patrícia Maria Alves, da Folha, que teve o objetivo de financiar uma proposta de matéria que tivesse como tema central o futuro dos resíduos sólidos no Brasil. A iniciativa teve apoio do ICFJ (International Center for Journalist) e da Meta, através do programa Acelerando Negócios Digitais.
No texto, Alice Morais trouxe um exemplo de Igarapé-Açu, no interior do Pará, de como é possível incentivar a reciclagem de materiais, como garrafas pet e caixas de papelão, entre a população. Através do MMV (Movimento Moeda Verde), criado em 2018, cada quilo de material reciclável entregue é convertido em dinheiro, que pode ser utilizado em dezenas de comércios da cidade. A ideia deu tão certo que em três anos eles puderam criar também o Banco Comunitário Moeda Verde, que fornece empréstimos para microempreendedores da cidade e que pode ser pago com materiais recicláveis.
No título, a jornalista já adianta que a iniciativa deve ser vista como inspiração, principalmente por Belém, capital do Pará, ser a cidade-sede da próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em 2025.
A Folha de Londrina também teve outro trabalho listado entre as melhores do estado na categoria Texto. A reportagem "O caminho do empreendedorismo feminino compartilhado", de autoria de Jéssica Sabbadini que abordou grupos de empresárias que se reúnem como forma de fortalecer o negócio, trocar experiências e fazer networking ficou em quarto lugar na premiação.
Além da categoria texto, a premiação também reconheceu os melhores trabalhos em áudio, vídeo, fotojornalismo. Além disso, como novidade, o evento deste ano também premiou reportagens produzidas por estudantes de jornalismo do Paraná.