A Folha de Londrina conquistou o terceiro lugar na categoria reportagem escrita do 5º Prêmio Femipa de Jornalismo em Gestão da Saúde. A cerimônia, nesta quinta-feira (21), em Curitiba, premiou a jornalista Jéssica Sabbabini, autora da reportagem “Ao popularizar cirurgia, hospital devolve qualidade de vida”, publicada na edição de 16 de fevereiro.

A reportagem mostrou a história de pacientes que conseguiram passar por aguardadas cirurgias por meio do programa ‘Cirurgia para todos’, do Hospital Evangélico de Londrina. O material mostra o drama de quem convive com dores crônicas e tem que aguardar pela fila de cirurgias eletivas do SUS (Sistema Único de Saúde), que recebeu uma sobrecarga considerável desde o início da pandemia de Covid, em 2020.

Este foi o primeiro prêmio da jornalista, de 24 anos, formada em 2021. "Receber esse prêmio é realmente uma honra. Fiquei muito feliz quando fui selecionada. Estar entre os finalistas e conhece outros jornalistas que têm uma bagagem é muito legal", comemorou. "Isso me motiva cada vez mais a continuar com o trabalho. É um reconhecimento de que talvez esteja no caminho certo", completa.

Sobre a reportagem que produziu, Jéssica Sabbadini comenta que a ideia surgiu após tomar conhecimento que muitas pessoas haviam encontrado uma forma para enfim conseguir realizar suas cirurgias eletivas. "Essas pessoas convivem com um problemas muito sérios, mas como não há riscos à vida, acabam no fim da fila do SUS, que foi impactada pela pandemia de Covid. E essas cirurgias fazem uma diferença gigantesca na vida dessas pessoas", relata.