A organização do 5º Prêmio Femipa de Jornalismo em Gestão da Saúde divulgou os finalistas nas categorias reportagem em áudio, escrita e em vídeo. Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia de encerramento do 16º Seminário Femipa, na quinta-feira (21).

A repórter Jéssica Sabbadini concorre na categoria escrita com a reportagem “Ao popularizar cirurgia, hospital devolve qualidade de vida”, publicada na Folha de Londrina, na edição de 16 de fevereiro. A reportagem mostrou a história de pacientes que conseguiram passar por aguardadas cirurgias por meio do programa ‘Cirurgia para todos’, do Hospital Evangélico de Londrina. O material mostra o drama de quem convive com dores crônicas e tem que aguardar pela fila de cirurgias eletivas do SUS (Sistema Único de Saúde), que recebeu uma sobrecarga considerável desde o início da pandemia de Covid, em 2020.

Concorrem também na mesma categoria Francielly Azevedo e Lucas Sarzi, do Portal Banda B, com dois trabalhos: ‘Apesar do câncer’ – o poder dos cuidados paliativos no enfrentamento às doenças que tiram o chão, mas não a vontade de viver; e “Um dia no hospital – a rotina dentro do Cajuru, referência no atendimento de traumas no Paraná”.

Já na categoria reportagem em áudio, concorrem Andressa Tavares, da Rádio CBN Curitiba, com a série especial: “Importância e desafios dos hospitais filantrópicos no fortalecimento da saúde no Paraná”; Felipe Harmata e Grasiani Jacomini , também da CBN Curitiba, com “Vida” – série especial sobre iniciativas inovadoras na área materno-infantil de hospitais filantrópicos”; e Lorena Malucelli Pelanda, da Rádio BandNews FM Curitiba, com a série especial “Hospitais filantrópicos são referência em saúde integral”.

Por fim, a categoria vídeo reúne as reportagens de Aline Peres e equipe da TV Evangelizar, com “Livro de receitas afetivas de pacientes em cuidados paliativos é lançado”; Deivide Sacramento e equipe da TV Naipi – Rede Massa/SBT, com “Hospital investe em tecnologias e na Inteligência Artificial”; e Helen Anacleto e equipe da RPC TV com “Cuidados paliativos trazem dignidade a pacientes com doenças graves”.

A premiação teve 37 trabalhos inscritos e a categoria mais concorrida foi a de reportagem em vídeo, com 22 projetos. Nesta edição, o tema principal foi “Hospitais filantrópicos: fortalecendo a saúde do Paraná”, envolvendo questões como fazer mais e melhor; sustentabilidade econômico-financeira; fazer a diferença; empreendedorismo; inovação; proatividade; tecnologia; melhoria de processos; gestão eficiente; ESG; e políticas de Saúde.