O projeto que no último ano se propôs a inovar em linguagem das narrativas digitais da Folha de Londrina faz um salto no conceito transmídia e publica, na edição deste fim de semana (8 e 9 de dezembro), um caderno no qual o leitor encontrará caminhos para conteúdos espalhados pelos diversos canais digitais da FOLHA.

Para o comunicador norte-americano Henry Jenkins, em cuja obra "Cultura da Convergência" cunha o termo narrativas transmídia, o conceito é uma fonte para construir possibilidades, não só pelo fato de disseminar as histórias em diversos formatos de mídias, mas também ao convidar o leitor a participar da narrativa ele mesmo como agente produtor e disseminador desta história.

Este é propósito deste Especial Transmídia para o aniversário de Londrina, proporcionar uma experiência nova na leitura da reportagem. A ação teve início já no começo desta semana com a publicação nas mídias sociais de minidocumentários digitais com história de detalhes urbanos. Além do lançamento da hashtag #meulugaremLondrina que convidou os leitores e seguidores a participarem enviando ao jornal suas preferências de espaços na cidade.



Os leitores que seguem o perfil da FOLHA no Instagram puderam acompanhar uma série de stories que se renovarão até dia 10 deste mês quando Londrina completa 84 anos. "Com o resultado da participação dos leitores na ação #meulugaremLondrina formulamos um caderno impresso que veiculará na edição FDS com cinco temas. O material elaborado com conteúdo exclusivo será essencial para o leitor continuar sua jornada pelo Especial", explica Patrícia Maria Alves, responsável pela produção e edição multimídia

O caderno impresso funciona como um guia, no qual os leitores encontrarão ícones de mídias e QR Codes que convidam para a experiência em seus smartphones.Nas páginas centrais a equipe de arte criou um 'mapa do tesouro' para facilitar o caminho aos 'easter eggs', jargão da internet que significa segredos divertidos. Ao todo foram criadas 84 surpresas.

Adquira seu exemplar impresso e participe desta caça aos tesouros digitais do Especial Transmídia. Compartilhe sua experiência com a #meulugaremLondrina.