Fokker-100 faz pouso forçado em Santa Catarina
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 16 de outubro de 1997
Agência Folha Florianópolis 
Um problema no trem de pouso provocou um acidente ontem com um avião Fokker-100 da empresa aérea TAM no aeroporto de Navegantes (SC), que ficou fechado durante toda a tarde. O avião, prefixo PT-MRD, havia decolado de Porto Alegre (RS) e fazia um vôo de treinamento para tripulantes da empresa. Estavam na aeronave o piloto, o co-piloto e outros quatro integrantes da tripulação, que nada sofreram.
O problema ocorreu às 11h50. Logo após o pouso, um dos três trens de aterrissagem do avião, localizado na parte dianteira, recolheu-se repentinamente. O nariz do avião, então, tocou o chão e arrastou-se por cerca de 500 metros, até parar. Os outros dois trens de pouso, localizados na parte traseira, não apresentaram problemas.
Ontem à tarde, técnicos da TAM chegaram ao aeroporto para começar a investigar as causas do acidente. A investigação está sendo acompanhada também por um oficial do Serviço Regional de Aviação Civil do Ministério da Aeronáutica, de São Paulo.
O Serac-4 deve produzir um relatório em até 60 dias, mas já adianta que o problema caracterizou-se como sendo um incidente. De acordo com Paulo Pompílio, assessor da presidência da TAM, a falha no trem de pouso não pode ser considerada um problema grave.


