Bruxelas, 03 (AE-DOW JONES) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) considerou a desvalorização do euro em relação às demais moedas "indesejável", mas conclamou o Banco Central Europeu a combater a tentação de elevar o juro básico da economia para alavancar a moeda. "Uma resposta monetária na ausência de riscos claros para a estabilidade dos preços poderia ter pouco efeito para fortalecer a moeda", informou o FMI, em sua avaliação anual sobre a performance dos 11 países da zona do euro.
A recomendação sucede a depreciação do euro, que caiu abaixo dos 100 ienes na sexta-feira, pela primeira vez desde que a moeda foi lançada há 14 meses. O euro perdeu 26% frente ao iene desde o seu lançamento e 18% de seu valor em relação ao dólar. O FMI destacou que o enfraquecimento do euro não era "desejável" porque poderia "exacerbar os padrões existentes de desequilíbrios comerciais, além de aumentar os riscos de uma reversão cambial abrupta e da adoção de medidas protecionistas".
Segundo o FMI, o BC europeu tem pouco a fazer para conter o declínio do euro. "A recuperação do euro poderia advir da melhoria dos mercados em sintonia com o fortalecimento dos fundamentos da economia da zona do euro, de uma convergência cíclica maior entre os EUA e a zona do euro, e do progresso das reformas estruturais e fiscais que devem ser feitas em muitos países da zona do euro", enfatizou o FMI.