Washington, 23 (AE-DOW JONES) - O diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Michel Camdessus, afirmou dhoje (23), durante entrevista coletiva realizada em Washington, que a instituição não irá adotar uma política que permita ao Equador deixar de cumprir o pagamento de seus Brady Bonds.
O Equador usou a opção de atrasar o pagamento de US$ 96 milhões em Bradies de 28 de agosto para 28 de setembro. As autoridades equatorianas querem usar esse tempo para obter uma reestruturação de sua dívida junto aos credores e investidores.
No entanto, há pouca esperança que tal pacto seja alcançado antes da data limite. "Certamentente não vamos encorajar um país à moratória. Vamos estimular o Equador, assim como outros países em situação similiar, a abrir diálogo com seus credores para encontrar uma solução amigável e ampla para o problema", disse Camdessus.
O diretor-gerente do FMI acrescentou que espera que o governo equatoriano use o tempo de prorrogação do vencimento dos Bradies para "reduzir a distância entre o país e seus credores". Camdessus disse que o FMI está pronto para ajudar o Equador, tendo concordado, em princípio, a conceder um programa de crédito "stand-by". Porém, ele ressaltou que o Equador deve primeiro implantar uma agenda para resolver os problemas que estão relacionados com a questão da dívida: fragilidade dos sistemas bancário e fiscal.

mockup