Washington, 29 (AE-DOW JONES) - O secretário do Tesouro dos EUA, Lawrence Summers, reiterou a necessidade de reforma no FMI e afirmou que a administração do presidente Bill Clinton deve lançar propostas específicas para a questão "nas próximas semanas". Em depoimento preparado para o comitê de relações exteriores do Senado, Summers disse que o FMI deve manter-se atualizado diante das mudanças no sistema financeiro global, onde o capital do setor privado está tomando cada vez mais importância. "Acreditamos que o FMI deve cada vez mais refletir essa mudança, com foco na promoção da estabilidade financeira entre os países, um fluxo de capital estável entre eles e a rápida recuperação em casos de qualquer problema financeiro", afirmou.
Summers não comentou sobre a disputa para o cargo de diretor-gerente, ocupado interinamente pelo primeiro-vice-diretor-gerente, Stanley Fischer, com a saída de Michel Camdessus.
Summers afirmou também que o FMI, o Banco Mundial e outras instituições de desenvolvimento devem renovar os termos de relacionamento.