Fita da cabine revela tripulação lutando contra problema mecânico
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 03 de fevereiro de 2000
PORT HUENEME, EUA, 03 (AE-AP) - O gravador de voz da cabine recuperado do Oceano Pacífico revela detalhes sobre a tripulação do avião da Alaska Airlines lutando desesperadamente para retomar o controle do avião que levava 88 pessoas e estava em rota descendente, disseram investigadores federais nesta quinta-feira (03).
O gravador captou pouco mais de 30 minutos de conversas, disse o presidente da Junta Nacional de Segurança em Transportes (NTSB
pela sigla em inglês), James Hall, a jornalistas em Washington. "A tripulação fez referências consistentes com os relatos de testemunhas", disse Hall.
A fita começa com a tripulação discutindo um problema com uma parte do controle da cauda da aeronave, conhecido como "estabilizador horizontal", que mantém o nível do avião.
"A tripulação enfrentou dificuldade em controlar a tendência do avião para descer de nariz. O avião descia, mas a tripulação tinha a possibilidade de conter a queda", afirmou. "A tripulação continuou trabalhando e se preparando para o pouso. O controle foi perdido repentinamente."
As declarações de Hall foram baseadas em uma revisão inicial do gravador de voz da cabine, a "caixa preta" da companhia que poderia fornecer detalhes sobre a operação mecânica da aeronave.