A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) promoveu 1.260 operações de fiscalização no transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros, em julho, nas cidades de Londrina, Cascavel, Foz do Iguaçu e Chapecó (SC).

Um veículo foi apreendido por transporte pirata de passageiros e outros 18 foram retidos por irregularidades - a retenção ocorre quando a empresa pode resolver o problema e colocar o veículo em circulação novamente. Durante as operações deste mês, foram registrados 142 autos de infração, por diversos motivos, como, por exemplo, trafegar com ônibus em serviço apresentando algum defeito e a falta de documentos obrigatórios, entre outros.

De acordo com a ANTT, o foco dessas ações é garantir a segurança dos passageiros, além de verificar itens de segurança, condições dos veículos, análise documental, entre outros aspectos. As fiscalizações também têm como objetivo combater o transporte clandestino, que pode representar riscos para os passageiros.

A Agência orienta que os passageiros que se sentirem prejudicados em alguma situação ou que testemunharem transporte clandestino podem relatar a situação nos canais da Ouvidoria da ANTT: WhatsApp (61) 99688-4306, telefone 166 ou pelos e-mail: [email protected]. Essas informações são essenciais para que a ANTT possa sugerir e sinalizar às empresas possíveis adequações no sistema para melhor atender a demanda da população e direcionar a fiscalização do serviço semiurbano. Além de apurar denúncias e reclamações que chegam pela Ouvidoria, a Agência também analisa demandas judiciais e do Ministério Público.