Fipe mantém previsão para IPC de outubro em 0,5%
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 12 de outubro de 1999
por Denise Ramiro 
São Paulo, 13 (AE) - A Fipe mantém sua previsão de 0,5% para a inflação de outubro, apesar de o resultado da primeira quadrissemana, divulgado hoje, ter apresentado taxa de 1,04%. A estimativa para o mês, porém, está condicionada a uma variação máxima de 6% no preço da carne, item que, ao lado do açúcar, feijão e álcool combustível, mais contribuiu para o resultado da primeira prévia de outubro. Segundo o coordenador do IPC da Fipe
Heron do Carmo, é provável que, até o fim do mês, haja um recuo no preço da carne, que já subiu cerca de 16% desde a primeira quadrissemana de setembro. O álcool também representou uma alta significativa na primeira quadrissemana, de 13,93%, o que influenciou o aumento do preço do açúcar em 14,39% no período.
Heron alerta que, se não houver recuo nos preços cobrados nas bombas de combustível, a variação do álcool pode ficar superior a 14% em outubro. Para o ano, a previsão da Fipe para o IPC está mantida em 7%.


